7 dicas para seu cachorrinho durante os dias de frio.
Uuuhhhh que frio, estamos em Junho e a temporada de usar cobertor durante o filminho está só começando
Nós sabemos que nossos pets possuem pelos, mas se engana quem acredita que isso é o suficiente para aumentar a sensação térmica deles.
Então, vamos lá, eu vou dar 7 dicas para vocês se esquentarem juntos 🙂
1. Aquecer seu pet com cobertor ou roupinha.
Se para você usar um cobertor no sofá é um ótima ideia imagina para ele? Sim, pode ser maravilhoso, eu sei que alguns não gostam dessa ideia, mas os que gostam, adoram. Colocar um cobertor na caminha do cachorro ajuda a aquecê-lo, ou você pode colocar por cima dele, se ele deixar e gostar. Alguns sintomas indicam que ele está com frio, se proteger em ambientes quentes ou tremendo.
Outra forma de proteção são as roupinha para pets, as condições valem para o que comentei sobre cobertor, mas aqui vai uma ressalva, quando for sair, não deixe de usar a roupinha isso é importante para ele não sentir frio durante o passeio.
Essas dicas valem geralmente para os cachorrinhos, gatos dificilmente se adaptam a objetos como roupinhas ou o próprio cobertor
2.Vacinar contra a gripe
Na época do inverno a gripe é uma das enfermidades mais comuns nos animais. Essa doença pode ser transmitida através do ar ou mesmo contato direto entre animais da mesma espécie.
Uma das melhores formas de prevenir a gripe, seria a vacinação. A principal vacina para cães é a Bronchi Guard, que protege contra a Tosse dos Cachorros. É indicado aplicar em cães que convivem em locais com alta densidade populacional, como parques ou creches. Há outras vacinas que também protegem contra viroses respiratórias, as.vacinas múltipla para cães, Vacina V8 e Vacina V10, protegem contra Adenovirose e Parainfluenza.
Já no caso dos gatinhos, eles também possuem vacinas para proteção, são as vacinas múltipla para felinos, Vacina V3, Vacina V4 e Vacina V5, protegem contra o complexo respiratório viral felino, Rinotraqueíte, Calicivirose e Clamidiose.A vacinação contra a gripe pode ser feita em casa pelo Atende Pet.
Entre em contato com a central de atendimento para saber sobre valores e agendas.
3.Utilizar umidificador de ambiente por conta do tempo seco.
Esse é mais um recurso para evitar doenças, a umidade do ar fica mais baixa durante os dias frios, o que torna o tempo mais seco. Utilizar um umidificador de ar é bom para vocês dois, tanto para seu cachorro ou gato, quanto para você.
4. Umidificar as narinas com soro fisiológico
Caso não tenha possibilidade em investir em um umidificador de ar, uma alternativa é utilizar o soro fisiológico nas narinas dos seus cachorrinhos como forma de proteção contra as viroses. Porém tome cuidado para não exagerar e atrapalhar a sua respiração.
5.Evitar levar seu pet em locais de aglomeração de animais
Nós sabemos que você toma todos os cuidados possíveis para evitar qualquer infecção, mas infelizmente não sabemos o que é feito pelos outros proprietários.
Em dias de frio tente evitar aglomerações com outros cachorros, pois aumenta a incidência de transmissão de gripe Caso seu cachorrinho não tenha tomado a vacina contra gripe Bronchi Guard, evite que ele fique junto com outros animais, como parques, por exemplo.
Se ficou preocupado ao lembrar que você leva seu cachorrinho diariamente para a creche, lembre-se que geralmente as creches obrigam que os cachorros sejam vacinados, dessa maneira, o risco de contaminação com outros cachorros pode ser menor.
6.Utilizar cremes hidratantes específicos nos coxins e nos calos de apoio
Os coxins, são aquelas almofadinhas das patas, e os calos de apoio, localizados no cotovelo de alguns cães de médio e grande porte, é interessante utilizar cremes hidratantes nos cães para hidratado
7.Colocar a casinha em um local com cobertura para não ficar exposto ao frio.
Sabemos que alguns pets tem o hábito de dormir do lado e fora de casa, no dias de calor acho que os pets agradecem, porém no frio…. no frio nós recomendamos não deixar a casinha dos cães exposta ao relento, procure colocá-la em um ambiente coberto, pelo menos para evitar o relento.
Outra dica importante é deixar o cobertor dele dentro da casinha, para aumentar sua sensação térmica
E se seu cachorro ou gato estiver espirrando ou com algum outro sintoma?
Se seu petzinho estiver com algum sintoma de gripe, procure um médico veterinário, o Atende Pet realiza a consulta veterinária em casa, você pode entrar em contato com central de atendimento e agendar uma consulta a qualquer momento, ou nos informe o que achou de estranho que tentamos te ajudar.
Até a próxima
Conteúdo criado com a colaboração da Dra Bárbara Donato – Médica Veterinária do Atende Pet